Busscar

História – Busscar

Busscar (1946-2012) foi uma fabricante brasileira de carrocerias de ônibus, com sede na cidade de Joinville, estado de Santa Catarina. A empresa iniciou suas atividades com a marca Nielson, alterada nos anos 90 para Busscar, escolhida por ser a junção dos termos Buss (ônibus em alemão) e car (de carroceria).

Em 17 de setembro de 1946, os descendentes de suecos Augusto Bruno Nielson e Eugênio Nielson abriram uma marcenaria em Joinville. Faziam móveis, esquadrias, balcões de madeira. Um ano depois, a Nielson & Irmão reformava a primeira carroceria de ônibus. Pouco depois, em 1949, eles montaram uma jardineira com estrutura totalmente de madeira, sobre um chassi Chevrolet Gigante. Era a semente de um negócio que em poucas décadas se transformaria em um importante fabricantes de ônibus no mercado mundial.

Com a entrada de Harold Nielson (filho mais velho de Augusto) em 1956, a empresa tomou novos rumos e se destacou no mercado, notadamente com os modelos Diplomata, em 1961, Urbanuss em 1987 e o Panorâmico DD em 1998. Em 2007 foi lançado o modelo Elegance e em 2010-2012 a nova geração do Panorâmico DD, com poucas unidades comercializadas.

Em 1990 a então Carrocerias Nielson lança uma nova família de rodoviários e muda seu nome para BUSSCAR ÔNIBUS, marca que viria a ser conhecida no mercado doméstico e internacional.

Em 1999 ingressa no mercado de micro-ônibus com os modelos Micruss e Urbanuss Pluss.

Em 2001 é apresentada a nova família de rodoviários VisstaBuss e Jumbuss. O Urbanuss Pluss Tour vem em 2002, e em 2003 chega o primeiro Midi Ônibus com motor traseiro no Brasil chamado Miduss.

A Busscar Ônibus S.A. sempre desenvoloveu tecnologia própria na concepção e fabricação de carrocerias. Empresas coligadas da Busscar atuavam no ramo da industria automotiva. A Tecnofibras no setor de plásticos, e a Climabuss, especializada em climatização para ônibus, iniciou suas atividades em 2002.

Após 2002 a fabricante passou por duas crises, a última em 2008, a partir da qual atrasou salários, o que paralisou sua produção. Apenas alguns carros foram montados sob encomenda, quando trabalhadores eram chamados para executar serviços temporários. Os funcionários depois ficaram sabendo que a crise era muito maior, já que a empresa não depositava o FGTS e o INSS dos trabalhadores.

Em 27 de Setembro de 2012, a Justiça decretou a falência da Busscar Ônibus S/A e de 8 empresas do Grupo Busscar.

Site – 

Anúncios

4 comentários sobre “Busscar

  1. Everton, você pode me enviar por E-mail aquele Urbanuss Ecoss 2010 OF-1724, Valeu !

  2. Fala ai rapaz blz… da uma moral…há possibilidades de fazer o novo Marcopolo Paradiso 1350 G7

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s